psicoterapia
A intervenção de um psicólogo se faz necessária quando a criança apresenta algum atraso na aquisição das habilidades estipuladas nos marcos de desenvolvimento correspondentes a sua faixa etária.
Nessa situação, a psicoterapia irá auxiliar a criança por meio de jogos, exercícios, atividades e outros recursos que visem a estimulação adequada da capacidade de aprendizagem da criança, promovendo sua adaptação às novas demandas inseridas no contexto terapêutico e fortalecendo seu potencial de assimilação de novos estímulos.
O processo de psicoterapia infantil usualmente envolve três momentos distintos:
- A anamnese, que é a ação de levantamento de dados com o propósito de obter informações sobre o encaminhamento e o motivo da necessidade de acompanhamento psicológico para a criança;
- A avaliação inicial, com o objetivo de delimitar suas capacidades, habilidades e déficits para a formulação de hipóteses e identificação de áreas a serem trabalhadas durante a psicoterapia;
- A intervenção em si, que é o momento onde todos os dados levantados durante a anamnese e as hipóteses criadas durante a avaliação serão testados e colocados em prática por meio de atividades lúdicas e estratégias psicológicas.
Também faz parte da psicoterapia serviços de apoio familiar e de intervenção externa que visam o trabalho terapêutico nos ambientes distintos em que a criança está inserida como a orientação parental, reunião com os pais e visita escolar. Esses serviços buscam alinhar as ações praticadas durante a psicoterapia em contextos mais amplos que o do consultório com o intuito de maximizar os ganhos das intervenções psicológicas para outras esferas da vida da criança.